Skip to main content
Capa do Evento Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios [18 abril]

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemoramos os 20 anos de abertura do Centro Interpretativo, os 50 anos das escavações dirigidas pelo Professor Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida e os 50 anos da Democracia em Portugal.

O ramalhete festivo inicia-se às 15h00 com uma “Oficina de Grafitos” (M/3) onde se propõe a realização de um objeto em barro no qual poderão marcar as suas peças à maneira romana. Posteriormente, às 16h00, será inaugurada a exposição “A Cidade Morta (Com)Vida” onde estarão expostos objetos cerâmicos recolhidos na necrópole escavada em 2004, que apresentam nomes, siglas e marcas gravados pelos habitantes do Castro. A terminar, pelas, visita orientada ao Castro de Monte Mozinho, dando início de um “Ciclo de Visitas” orientadas mensais a decorrer até setembro.

O Castro de Monte Mozinho é um povoado fortificado com três linhas de muralhas, erguido na coroa do monte, que ocupa uma área superior a 200.000 metros quadrados. Um urbanismo onde se cruza a tradição castreja com a romanidade, patente nas casas-pátio com construções circulares e vestíbulos e no traçado regular dos arruamentos. Este povoado teve uma ocupação bastante longa, que se prolongou desde o século I até depois do século V.

#50anos25abril