Skip to main content
Capa do Evento Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, do Município Gouveia

No dia 25 de abril de 2024, pelas 09h45, a cidade de Gouveia será saudada pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Botto Machado”, finalizando o percurso nos Paços do Concelho, onde, às 10h00, será hasteada a bandeira nacional. A sessão Solene está marcada para as 10h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na cerimónia irá discursar o senhor Presidente da Assembleia Municipal e da Comissão de Honra, Dr. Gil Barreiros, o senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Luís Tadeu, e os representantes de cada partido.
Terminada a sessão Solene, será inaugurada a pintura de arte urbana “Um Mural para João Abel Manta”. Da autoria do designer João Miguel Santos, a obra de arte, inspirada na composição gráfica de João Abel Manta, foi considerada “a mais criativa e a que melhor se adequa em termos de linguagem artística e originalidade estética” pelo júri do concurso “Um Mural para João Abel Manta”.
Da praça do Tribunal rumar-se-á até ao Jardim Lopes da Costa, onde decorrerá uma Cerimónia de Homenagem aos Antigos Combatentes, tributo feito todos os anos, nesta data, pela Liga dos Combatentes de Gouveia.
Em seguida, numa articulação com o CERVAS, a partir do Monte Calvário, será devolvida uma ave à natureza, de modo a simbolizar a liberdade.
Encerrando a manhã de comemorações será, ainda, inaugurado o “Jardim dos Cravos”, na Praça Dr. Alípio de Melo. Denominada de “Os Nossos Cravos de Abril”, a iniciativa do Instituto de Gouveia tem como objetivo a realização de um jardim composto por cravos elaborados, com materiais recicláveis, pelas instituições/entidades deste concelho.
A tradição manter-se-á e o almoço-convívio das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril será organizado pela Junta de Freguesia de São Paio. No largo do Alto da Srª da Estrela, será servida a refeição a todos os que se queiram juntar-se às comemorações.
Para finalizar este dia de celebração, irá decorrer, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a Inauguração da Exposição “Uma coisa nunca vista – João Abel Manta, Artista Revolucionário”. Na exposição, que estará disponível para visita até ao dia 1 de setembro, será possível conhecer o grafismo e ilustração revolucionários do pintor nos anos de 1974 e 1975. Estará, também, exposta obra anterior ao ano de 1974, onde se expressa o espírito “contestatário (e revolucionário) de João Abel Manta”.

#50anos25abril