O Concurso de Escrita Criativa Interprisões é um concurso literário promovido pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) em colaboração com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito do protocolo celebrado entre o Ministério da Justiça e o Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Trata-se de uma iniciativa na área das atividades socioculturais, com o objetivo de promover a leitura e a escrita em meio prisional e centros educativos.
Esta edição do concurso integra as comemorações dos cinquenta anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito do qual as pessoas privadas da liberdade são convidadas a escrever um texto (prosa ou poesia) sobre o que representa o 25 de abril, quais os valores que consideram importantes e necessários a preservar nos tempos de hoje. Para além da escrita criativa, poderão também demonstrar outros talentos através da criação de um trabalho multifacetado que junte a escrita com outras técnicas ou artes, tais como a ilustração, colagem, pintura, entre outras.
O Concurso decorre de janeiro a março de 2024 e os trabalhos submetidos a concurso serão expostos no mês de abril.
Os trabalhos efetuados serão depois expostos na DGRSP, na Biblioteca Maria Amélia Vera Jardim”, localizada Rua Braamcamp, 90, 1250-052 Lisboa