A conferência de Lídia Jorge na Universidade da capital brasileira relaciona-se com as celebrações do mês de março – mês que tradicionalmente alberga ações académicas, políticas, artísticas e culturais em torno das questões relacionadas aos direitos das mulheres e à causa feminista.
Este evento visa promover junto do público académico brasileiro – de jovens estudantes a professores doutores em atividade – a ampliação do conhecimento sobre a literatura portuguesa e fomentar a pesquisa universitária sistemática que focalize autoras/es e obras da literatura produzida em Portugal, seja na contemporaneidade, seja em momentos anteriores dessa vasta e multifacetada tradição literária, em sintonia com temáticas da atualidade.
O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e o Vice-Reitor da Universidade de Brasília, Enrique Huelva, participam na mesa de abertura desta sessão que resulta de uma ação conjunta da Cátedra Agostinho da Silva (Camões, I.P. na Universidade de Brasília) e da Cátedra Lídia Jorge (Camões, I.P. na Universidade Federal de Goiás), em parceria com a Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília.