Debate e apresentação de “Vozes da Revolução” e “Em Busca do Portugal Contemporâneo”, os novos volumes da coleção “O 25 de Abril visto de fora”, no dia 2 de junho, às 16h00, na Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa.
Com a participação de Maria Inácia Rezola, António Costa Pinto e Tiago Fernandes.
«O 25 de Abril Visto de Fora» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a editora Tinta-da-china.
Contempla a edição de um total de dez obras alusivas à Revolução e à consolidação da democracia em Portugal até agora inéditas em português, a maioria de autores estrangeiros. A publicação dos volumes vai decorrer até 2026, acompanhando o Programa das Comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril. A coleção é dirigida por António Costa Pinto, investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático da Universidade Lusófona.
O livro «Em Busca do Portugal Contemporâneo – A Revolução e as suas consequências», coordenado por Douglas L. Wheeler e Lawrence S. Graham, reúne as intervenções de prestigiados académicos internacionais que participaram no colóquio do International Conference Group on Portugal, em 1979. Os textos combinam a análise das condições históricas e sociais internas de Portugal com a dos acontecimentos internacionais de meados da década de 1970.
O Livro «Vozes da Revolução – revisitando o 25 de Abril de 1974», organizado pelo cientista político norte-americano Paul Christopher Manuel, reúne as perspetivas de 14 dirigentes militares centrais neste período da história recente do país, enquadradas por ensaios de especialistas.