Skip to main content
Capa do Evento Debate “Mulheres de abril”

No âmbito da programação do Projeto AQUI HÁ CULTURA!, terá lugar na próxima terça-feira, dia 23, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, um debate subordinado ao tema “Mulheres de abril”.
Os constrangimentos, aos mais diversos níveis, com que as mulheres portuguesas se viam confrontadas durante o regime do Estado Novo e as conquistas que chegaram com o 25 de abril serão, com certeza, alvo de um debate que se espera participado.
A iniciativa contará com a participação de Júlia Fernandes, Ana Genoveva Araújo e Teresa Lago.
Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes tem um longo percurso ligado à intervenção cívica e à causa pública. Foi professora do ensino básico e secundário, dirigente escolar e associativa, teve especial intervenção em aspetos relativos à educação para a cidadania, combate às formas de violência do género, não discriminação entre homens e mulheres, foi rosto e principal impulsionadora da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens do concelho de Vila verde, vereadora municipal.
Ana Genoveva Araújo, licenciada em Direito, com pós-graduação em Contratação Pública pela Universidade do Minho, exerce atualmente o cargo de vereadora no Município de Terras de Bouro com os pelouros da Educação, Cultura, Juventude e Associativismo, Modernização Administrativa, Área Jurídica e Contencioso, Recursos Humanos, Ambiente, Defesa do Consumidor, Transportes e Mobilidade e Emprego.
Teresa Lago, professora de Português aposentada, foi fundadora do MEA – Movimento Sociocultural de Apoio à Infância, fundadora e membro do 1º CD da Escola Monsenhor Elísio Araújo, no Pico. Na primeira manifestação de apoio ao 25 de abril, em Vila Verde, no domingo que se seguiu à revolução, aos 23 anos, discursou na varanda da Câmara em representação dos jovens do concelho.

#50anos25abril