O Camões – Centro Cultural Português em Luanda, propõem para a terceira edição da sua rubrica #escritordomes, do ano 2024, o escritor Angolano António Tomás que decorrerá na terça-feira, 26 de março de 2024, pelas 18 horas, no Auditório Pepetela.
A rubrica mensal #escritordomes, destina-se a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa, congregando mensalmente estudantes, escritores, leitores e apreciadores da literatura.
Nascido em Luanda, Angola (1973), António Pinto da Conceição Andrade Tomás ou simplesmente ANTÓNIO TOMÁS como é conhecido, é doutorado em antropologia pela Universidade de Columbia em Nova Iorque, possui vários textos publicados entre 2005-2006 no Jornal de Angola, autor de diversas obras literárias, com maior enfoque para o Fazedor de Utopias – uma biografia de Amílcar Cabral, publicado em 2007. Começou a sua carreira como jornalista na Rádio Nacional de Angola, em 1991, e na Agência Angola Press, em 1992. Mais tarde, a residir em Lisboa, escreveu para vários jornais, entre os quais o jornal Público, onde assinou recensões críticas sobre literatura africana. Membro fundador do Grupo de Teatro Museu do Pau Preto, foi autor e co-autor de peças representadas em vários países. Já trabalhou como professor universitário em Kampala, Uganda, e na África do Sul e é atualmente professor associado no Departamento de Antropologia na University of California, Irvine.