Skip to main content

https://www.youtube.com/watch?v=ZvvkElDiPvw No dia 19 de novembro, às 12h, no Cinema São Jorge em Lisboa, estreia o documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas”, seguido de conversa com as mulheres que o criaram e nele participaram. A entrada é livre.

O julgamento das 3 Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro, o documentário Novíssimas Cartas Portuguesas celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.

O documentário volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens. SAB, 19 NOV • 12H | CINEMA SÃO JORGE • SALA MANOEL DE OLIVEIRA
ENTRADA GRATUITA com levantamento de bilhete na bilheteira
A projeção do filme está inserida no Festival Olhares do Mediterrâneo e conta com o apoio da campanha Abril é Agora, da Cultra e da rede Transform!

“Novíssimas Cartas Portuguesas”, um documentário da produtora Irina Pampim e da professora Cecília Honório, traz um olhar sobre os feminismos do séc. XXI usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e todas as gerações de feministas.

#50anos25abril