Skip to main content
Capa do Evento Exposição // 50 livros “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos

A partir do próximo dia 24 de abril até 4 de outubro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove uma mostra de livros de autores nacionais e estrangeiros dos mais diversos assuntos editados e publicados em Portugal, durante o Estado Novo. No átrio da Biblioteca Municipal ficarão expostos exemplares, na sua maioria, primeiras edições autorizadas, com cortes ou que foram proibidos pela censura. Livros que fazem parte do acervo documental da Biblioteca Municipal de Torres Novas, adquiridos ou doados, conforme atestam os livros de inventário. Em exposição estarão também algumas obras que integram os espólios literários de ilustres torrejanos e acervos bibliográficos de associações, que se encontram à guarda da Biblioteca. Os livros, que serão devolvidos ao público, estarão instruídos pelos relatórios redigidos pelos censores que permitirão dar a conhecer as razões porque foram censurados. Alguns desses relatórios são provenientes da Associação Cultural EPHEMERA Biblioteca Arquivo de José Pacheco Pereira.

A par desta mostra, e como suporte informativo da mesma, será colocado à disposição do utilizador/visitante um guia para consulta – um pequeno breviário sobre o enquadramento da censura ao livro durante o período do estado Novo.

No âmbito da exposição, decorrerá no dia 17 de maio, com a colaboração da Associação Ephemera, a conferência “Certas liberdades. Sexualidade e censura no Estado Novo” com a intervenção da Professora Isabel Freire e do Professor José Pacheco Pereira com mediação do Professor Carlos Simões Nuno.

#50anos25abril