Skip to main content
Capa do Evento Exposição Colectiva …e o perú fugiu!

Por ocasião dos 51 anos da Revolução dos Cravos, as Carpintarias de São Lázaro acolhem a exposição coletiva “… e o perú fugiu!”, com curadoria de Inês Valle. A mostra reúne artistas nacionais e internacionais em torno de uma reflexão sobre a liberdade — os seus significados, fragilidades e possibilidades.
O projeto parte da instalação inédita “O nosso chão tem sonhos e vontades”, criada pelo Atelier Contencioso — formado por Ana Velez, Joana Gomes e Maria Sassetti — uma obra imersiva composta por 51 cravos suspensos.
A exposição, que inclui artistas de Portugal, Marrocos, Argentina, África do Sul e Moçambique, propõe uma leitura expandida da liberdade, entendida não apenas como resistência à opressão, mas também como espaço poético, ato de cuidado, gesto íntimo ou horizonte partilhado.
Artistas: Ana Velez, Andrew Esiebo, Ângela Ferreira, Atelier Contencioso, Carla Cabanas, Carlos Noronha Feio, Fábio Colaço, Fernando J. Ribeiro, Francisca R. Gonçalves, Graeme Williams, Joana Gomes, Manuel Santos Maia, Marcelo Brodsky, Maria Sassetti, Mónica Calle, Nuno Nunes-Ferreira, Rui Macedo, Turma4A e Ziad Naitaddi.
A exposição contemplará programação paralela, nomeadamente, sessões exclusivas do espetáculo “Entre o céu e a terra” de Mónica Calle, visitas com os artistas e curadora, visitas mediadas com Daniella Figueiredo e workshops criativos com Rui Dias Monteiro.
Uma parceria entre o Atelier Contencioso, o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro e o The Cera Project, com apoio da Viarco e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Inauguração: dia 24 de abril, 17h.

#50anos25abril