Coleção de fotografias de Mário varela Gomes sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974, e dos dias seguintes, que puseram termo à ditadura de Salazar.
Mário Varela Gomes, à época finalista do curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, registou vários destes momentos com a sua máquina fotográfica, dos quais se salientam aqueles que se viveram no Largo do Carmo, quando população e militares cercaram o Quartel-General da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Mas as fotografias captadas pela lente de Mário Varela Gomes não se limitaram aos acontecimentos do Largo do Carmo. Ilustram igualmente a adesão generalizada da população de Lisboa, que desobedecendo às ordens para ficar em casa, desceu às ruas, exigindo que naquele dia acontecesse uma verdadeira mudança de regime político em Portugal e não um mero golpe de Estado. As imagens por ele colhidas registam também as primeiras manifestações exigindo o fim da guerra colonial, o ataque popular às instalações da comissão de censura (ou “exame prévio”) e da Mocidade Portuguesa, no Palácio da Independência, e a multidão que, desde as primeiras horas, cercou as instalações da polícia política, exigindo o seu desmantelamento, e que impediu a sua continuidade.