Skip to main content
Capa do Evento Exposição de Ilustração

Desenhar Abril

A liberdade, palavra que tanto nos inspira, é uma jornada contínua marcada por batalhas, avanços e retrocessos.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril são um momento para refletir sobre conquistas e desafios, para honrar aqueles que ousaram sonhar a liberdade e reconhecer o poder transformador da arte nesta narrativa.

Hoje, enquanto celebramos meio século de liberdade, é imperativo olhar para trás com gratidão, mas também olhar para a frente com determinação.

Nesta exposição, composta por 11 ilustrações evocativas dos 50 anos do 25 de Abril, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, através da sua Rede de Bibliotecas, convidamo-lo a embarcar numa viagem visual através do tempo, explorando memórias e emoções que definiram a revolução dos cravos.

As ilustrações aqui apresentadas são mais do que meras representações artísticas, são testemunhos vivos onde cada traço, cada cor, cada sombra evoca a luta e a esperança de um povo.

Agradecemos a todos os artistas que se empenharam em dar vida a esta exposição, que integra o Programa de Aveiro Capital Portuguesa Cultura 2024 e que circulará, em itinerância, pelos onze Municípios da CIM Região de Aveiro, regressando à Comunidade Intermunicipal por ocasião do 25 de abril de 2025.

As Ilustrações em exposição:

– “Liberdade criança” de Pedro Seromenho
– “Notícias” de Sasha Balashova
– “O dia mais bonito” de Jaime Ferraz
– “Unidos por abril” de Rafael Pereira
– “Ciclos Cravados na Memória” de Diana Moreira
– “Cravo coletivo” de Bruno de Almeida
– “Mensageira do cravo” de Mariana Batista
– “A liberdade é um compromisso de todos” de Sara Bandarra
– “O cravo” de Soraia Oliveira
– “Selo de Abril” de Maria João Faria
– “Só há liberdade a sério, quando houver” de Rita Reis

A exposição circulará, em itinerância, pelos onze Municípios da CIM Região de Aveiro, regressando à Comunidade Intermunicipal por ocasião do 25 de abril de 2025.

#50anos25abril