Iniciativa central das comemorações do 25 de abril em Itália será a realização de uma grande exposição fotográfica e documental que será inaugurada a 23 de maio em Roma, nas instalações do Mattatoio, do Palazzo delle Esposizioni.
A exposição resulta duma iniciativa da Embaixada de Portugal em Roma com curadoria de Alessandra Mauro (Contrasto), e estará patente até ao final de setembro, seguindo depois para Milão onde será exibida, numa versão reduzida, no Museo del Risorgimento.
A exposição será composta pelos seguintes núcleos: cronologia do 25 de abril (de 1974 a 1976); a multidão na rua; o MFA; a reforma agrária; a descolonização; as mulheres; as eleições; o processo SAAL; as artes gráficas; a imprensa; a arte pública.
Entre os fotógrafos expostos contam-se Sebastião Salgado, Guy le Querrec, Alfredo Cunha, Paola Agosti, Ingeborg Lippman, Fausto Giaccone e o arquivo fotográfico da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
Uma última secção será dedicada à apresentação de uma série de excertos de filmes realizados por artistas e realizadores estrangeiros em Portugal nos meses que se seguiram ao 25 de abril (Glauber Rocha, Carlo Lizzani, Luigi Perelli, Chico Buarque de Holanda e outros).
A iniciativa resulta de uma colaboração entre Embaixada de Portugal em Roma, Camões, I.P. Câmara Municipal de Roma, Azienda Speciale Palaexpo, Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Centro de Documentação 25 de abril e Contrasto. Conta ainda com o patrocínio do Turismo de Portugal, Bial, Amorim Cork, Ascenza e Sonae Sierra