Skip to main content
Capa do Evento Exposição

No Dia Internacional da Mulher, foi inaugurada na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, a exposição “Mulheres de abril somos”, organizada pelo Movimento Democrático das Mulheres (MDM) em colaboração com a Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga. Esta exposição abriu a programação de 2024 do “Aqui Há Cultura”, uma parceria entre a EPATV e o Município de Vila Verde.
A mostra “Mulheres de abril somos” pretende informar o público sobre as conquistas das mulheres em Portugal, lembrando o seu passado em ditadura e avisando para o que ainda está por fazer. Neste espaço o público encontrou painéis informativos em branco que enumeram as várias conquistas das mulheres após a revolução do 25 de abril, bem como outros painéis a negro que informam sobre a posição da Mulher no período da ditadura, caracterizada pelas várias restrições impostas à sua liberdade.
A mostra da exposição foi realizada pelas representantes da Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga, Maria Manuel Marques e Calvina Sá. Nas suas intervenções, as representantes explicaram aos alunos presentes o que as mulheres não tinham antes do 25 de Abril, nomeadamente as várias restrições e discriminações no trabalho, impedimento do voto e restrições à sua liberdade de expressão. Destacaram, ainda, o papel que organizações sindicais ligadas aos direitos das mulheres tiveram enquanto oposição ao Estado Novo.

#50anos25abril