Skip to main content

https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2023/12/primaveras_estudanis_tv_bilheteira_1920x1080px.jpg Foto: Estudantes descem as escadas monumentais, após a inauguração, rumo à AAC. Secção Fotográfica da AAC. Reproduções de Alexandre Ramires.
No dia 24 de março de 1962, o Estado Novo proibiu as comemorações do Dia do Estudante. Foi nesse momento que a contestação estudantil se transformou numa verdadeira crise académica, assumindo novos traços e conteúdos de luta: manifestações, greves às aulas, confrontos com a polícia, greve de fome e ocupações, entre outras formas de protesto em resposta à repressão crescente por parte do regime.

É a memória dessa resistência que esta exposição procura retratar. Seis décadas depois, o visitante é desafiado a percorrer a história destas “Primaveras Estudantis” que abalaram a ditadura e formaram civicamente várias gerações de portugueses.

Filmes originais guardados nos arquivos da Cinemateca, sons da rádio pública, fotografias censuradas que nunca puderam ser impressas nos jornais, textos escritos às escondidas e distribuídos com regras de segurança apertadas, autocolantes artesanais e muitos outros objetos de valor histórico, recolhidos em coleções privadas e arquivos pessoais, estarão em exibição nos monitores, pontos de escuta e vitrines.

Esta viagem inclui ainda um mural de homenagem aos mais de 900 estudantes presos durante a ditadura.

Coordenada por Álvaro Garrido, professor de História da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e autor de obras de referência sobre este período histórico, uma equipa de três historiadores (Ana Sofia Ferreira, Francisco Henriques e Gil Gonçalves) e um jornalista (Paulo Pena) produziu, com conceção e realização museográfica de António Viana, uma detalhada cronologia dos acontecimentos dessas “Primaveras Estudantis” que abalaram a ditadura e formaram civicamente várias gerações.

Depois de ter passado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, é a vez de Coimbra acolher esta exposição que estará patente no Convento São Francisco de 10 de dezembro deste ano a 26 de abril de 2023.

Entrada gratuita

Quarta a segunda | 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30) https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2023/12/social_share_primaveras_estudantis_50_anos_25_abril_final_1-min-1.jpg

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril