O Clube de Teatro e o Clube de Artes do Agrupamento de Escolas de Valdevez apresentam um espetáculo teatral denominado FELIZMENTE, HÁ 25 DE ABRIL!, inspirado no título obra “Felizmente há Luar!” de Luís Sttau Monteiro. O projeto artístico pretende retratar em palco a época de transição do regime do Estado Novo para o eclodir do movimento revolucionário do 25 de abril de 1974.
CONTEXTO: FELIZMENTE HÁ LUAR! revisita um momento peculiar da nossa História, retratando em palco as dificuldades económicas apresentadas por um grupo de emigrantes clandestinos, vítimas da opressão imposta pelo Estado Novo, que exercia o poder sobre o indivíduo, recorrendo à PIDE.
SINOPSE: Marcelo Caetano dirige os destinos de Portugal, tendo sucedido na governação a António Oliveira de Salazar, afastado do poder por motivos de saúde. A guerra colonial portuguesa, que já dura há 13 anos, havia mergulhado o país numa grave crise económica e social, agravando as condições de vida do povo português. É neste contexto que a peça se desenrola em plena véspera da Revolução. Num ermo em ruínas, um grupo de emigrantes clandestinos espera ansiosamente pela vinda de Ramon há três dias, o passador espanhol que ajudará a atravessar a fronteira a salto. Entretanto, Vicente, o passador português, tenta acalmar os ânimos mais exaltados.
MENSAGEM: FELIZMENTE, HÁ 25 de ABRIL! pretende despertar as novas gerações para a importância dos valores que estiveram na base deste movimento de revolucionário que pôs fim ao regime do Estado Novo em Portugal. Mais do que dramatizar em palco o momento de transição do regime do Estado Novo para o eclodir do movimento revolucionário do 25 de abril de 1974, que marcou o fim da Ditadura de António de Salazar e abriu caminho à Democracia em Portugal, FELIZMENTE, HÁ 25 DE ABRIL pretende com o seu testemunho consciencializar as novas gerações para a importância dos valores e direitos humanos consagrados na Carta das Nações Unidas, como a Liberdade, a Justiça, igualdade, a Segurança, a Paz, alertando assim para o perigo de discursos radicais que têm vindo a ameaçar atualmente as democracias no espaço europeu. Partindo de um corpus textual e musical selecionado, FELIZMENTE, HÁ 25 DE ABRIL! assume-se como um espetáculo multidisciplinar.
FICHA TÉCNICA e ARTÍSTICA: Encenação: José Manuel Barros I Assistente de Encenação: Sofia Gomes I Figurinos: Casa S. José de Viana do Castelo I Canto musical: Susana Veloso I Dança: Sandrine Anjos I Cenografia: Fernando Cerqueira I Desenho de de luz: José Barros. Dramaturgia: alunos do Clube de Teatro e professores I Elenco artístico: Mateus Pereira; Rafael Garrido; Arianna Pereira; Carlota Machado; Cláudia Fernandes; Andreia Oliveira; Susana Veloso; Sandrine Anjos; Beatriz Sousa; Saulo Marques; Samuel Marques.
PRODUÇÃO: AEV 2024.