Os slogans são frases poderosas, e existem imagens criadas que ficarão para a história, vamos conhecer algumas delas, referentes a momentos revolucionários importantes de vários países e inspirar-nos para criar os nossos cartazes reivindicativos das nossas convicções. No final haverá uma pequena manifestação feita por pequenos ativistas às portas da galeria da Zaratan.
O ateliê, dinamizado pela artista-educadora Mariana Ramos, é um evento paralelo da exposição «Lápis Vermelho», atualmente em exibição na Zaratan.
«Lápis Azul/Lápis Vermelho» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.
O ateliê decorre em duas sessões: das 11:00 às 12:30 para crianças com mais de 7 anos e das 15:00 às 17:00 para jovens com mais de 12 anos.