Skip to main content
Capa do Evento Gestos que Lembram Abril (Concerto Final)

A democracia, uma conquista com apenas 50 anos, tem demonstrado muitos sinais de fragilidade em Portugal e no mundo, expressos no crescimento da narrativa de extrema-direita, numa descrença política generalizada e nas crises, até agora sem resolução, como a da habitação ou a da desigualdade social.

‘Gestos Que Lembram Abril’ é um projeto educativo não-formal que propõe a construção de uma memória histórica coletiva, apresentando a linha cronológica que levou à Revolução do 25 de Abril e à implementação da Democracia. O projeto promove o conhecimento de músicas de resistência ao Estado Novo em formato de concertos, gerando uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos sócio-políticos que levaram à escrita das canções. Das 10 canções trazidas, bastiões dos ideais revolucionários, foram votadas 5 de forma democrática e representativa, para serem aprendidas e interpretadas pelo grupo de coro, guiado por um maestro de soundpainting.
O projeto integra jovens ouvintes e surdes, sendo acompanhado pela equipa de intérpretes de Língua Gestual da escola, ensinando todas as pessoas participantes a interpretar várias frases das canções e da narração. Lança-se então o desafio de abraçar diferentes formas de comunicar: a música, o canto, a língua gestual e o soundpainting.

No dia 29 de Maio apresentámos o concerto no auditório da Escola Manuel Ferreira Patrício, com a presença muito especial de Aurora Rodrigues (militante antifascista, durante o Estado Novo e hoje). No dia 11 de Junho, apresentamos novamente o concerto no Teatro Garcia Resende (Évora).

#50anos25abril