Skip to main content
Capa do Evento

«”I un ram de flors vermelles”: La Revolució dels Clavells en la literatura catalana» é um conjunto de atividades sobre língua, literatura e cultura dirigidas aos alunos do curso de Catalão da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). São exercícios linguísticos para trabalhar os conteúdos teóricos das aulas por meio de textos da literatura catalã que falam sobre vários momentos e espaços da Revolução de Abril.

São um total de onze textos de escritores e artistas catalães, como Lluís Llach, Margarida Aritzeta, Màrius Serra, Lluís Busquets, Lluís-Anton Baulenas, Jaume Benavente, Jordi Coca, Lluís-Anton Baulenas, Sebastià Bennasar ou Jordi Campoy. Estes fragmentos vão ser trabalhados, no dia 20 de março, em cinco pontos da cidade de Lisboa, espaços protagonistas da Revolução: o Museu do Aljube, a Praça do Comércio, a antiga sede da PIDE (R. António Maria Cardoso, 22), a antiga sede da Rádio Renascença (Rua Capelo, n.º 5) e a Praça do Carmo.

Com estes fragmentos, pretendem-se trabalhar vários aspetos gramaticais e textuais com alunos de diferentes níveis e, ao mesmo tempo, conhecer a visão da Revolução dos Cravos desde o olhar iberico-mediterrânico, passeando pela Lisboa de 1974.

#50anos25abril