Skip to main content

Nos festejos da Revolução iremos certamente falar de muitos homens, dos capitães de Abril aos políticos que lideraram o regime. Este projeto visa salientar o papel das mulheres que participaram na construção da democracia ou sofreram especialmente com a ditadura na sua vida pessoal, familiar ou profissional, nomeadamente as mulheres artistas. Assumindo que a joia é, nos nossos tempos, um objeto ainda muito ligado ao feminino, queremos homenagear estas mulheres cuja vida se inscreve também na história da democracia portuguesa e mundial.
As mulheres a homenagear são totalmente da escolha dos autores: podem ter tido funções políticas ou não, podem ter acompanhado os maridos em funções políticas, mulheres anónimas, familiares ou figuras públicas, artistas, escritoras, educadoras, ativistas, etc.

Além de mulheres portuguesas serão também homenageadas algumas mulheres que, noutras geografias, defenderam, sofreram e lutaram pelos mesmos ideais.

Participam mais de 60 artistas.

Curadoria: Marta Costa Reis
Design Expositivo: Mónica Taipina
Design Gráfico: Studio on Pluto

 

A segunda edição da «Bienal Internacional de Joalharia Contemporânea de Lisboa» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

Condições de acesso ao evento

Aquisição de bilhete

SABER MAIS

#50anos25abril