“Tinha 17 anos no dia 25 de Abril de 1974 e sentia que as notícias que chegavam de Portugal eram minhas, como se estivesse lá a lutar. O mundo estava a mudar, tínhamos a certeza disso. Com o fim do imperialismo, aproximava-se a queda dos regimes que oprimiam a Europa. Cantávamos as canções de José Afonso como se fossem nossas, distribuíamos cravos nas casas, pronunciávamos os nomes dos dirigentes, entre os quais os mais famosos eram os de Cunhal e Mário Soares. A tão esperada primavera estava a chegar, de vez. Inverno nunca mais, em Itália, em Portugal e em todo o lado.” – Massimo Zamboni
Massimo Zamboni – figura de proa do chamado punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI – apresenta na Festa do Cinema Italiano um momento de encontro entre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974.
Um espetáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, promovendo um diálogo aberto e em construção sobre a liberdade de cantar, ler, e pensar.
Ficha artística:
Massimo Zamboni (CCCP / CSI) – voz, guitarra
Cristiano Roversi – teclado, programação
Erik Montanari – guitarra, voz
Fotografia: Diego Cuoghi ©