Skip to main content

Terá lugar, no dia 1 de junho, às 18h00, na Sociedade Nacional de Belas Artes, o lançamento do livro 74-99 de Rui Ochoa. Segue-se a inauguração da exposição de fotografia do mesmo autor.


Sobre o livro:

Este é um livro que pretende contar as estórias da história. Dos primeiros 25 anos da nossa democracia, mostrando não só os seus protagonistas mais marcantes, tanto politicamente, como social e culturalmente, como também, e sobretudo, os portugueses nesse período.

As fotografias e os textos que as acompanham revelam-nos as vitórias, como o 25 de Abril de 1974; os percalços do PREC (Processo Revolucionário em Curso) e o 25 de Novembro, data que recolocou o País no ponto decisivo da mudança, para a qual havia sido feita a Revolução.

Era um desejo de muitos anos. Diria um sonho que estava por concretizar: reunir um conjunto de imagens que fosse, tanto quanto me foi possível, o espelho desse período. Esta pequena nota não passa disso: uma pequena justificação do meu atrevimento, dado que a história do tempo entre 1974 e 1999 está muito bem contada no texto do Professor Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), que, com a sua generosa amizade, aceitou escrever sobre aquele período da nossa História, enriquecendo sobremaneira, este livro. Um texto vital para melhor perceber os grandes acontecimentos ocorridos nesse espaço de tempo.

Foram muitos os incentivos que recebi, ao longo dos anos, para juntar todo este puzzle, que constitui uma ínfima parte do meu espólio de fotografias em suporte analógico.


Sobre o autor:

Nascido na cidade do Porto em 1948, Rui Ochoa foi diretor de fotografia do jornal Expresso entre 1989 e 2008. Desempenhou ainda naquele jornal funções de repórter principal e editor. Assinou na revista Única a coluna “Um olhar”, dedicada ao comentário de trabalhos de fotojornalismo. Fez a cobertura fotográfica de centenas de acontecimentos, como a queda do Muro de Berlim, a Revolução de Bucareste e a primeira Guerra do Golfo. Foi fotógrafo de vários Primeiros-Ministros: Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Aníbal Cavaco Silva.

https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2024/01/rui_ochoa_autor-min.jpg

Com mais de uma dezena de livros publicados, entre os quais se contam “Portugal tão Longe”; “Solidão e Poder”; “God Bless América”, em parceria com o escritor Urbano Tavares Rodrigues; “730 Dias”, além de diversas exposições em várias partes do mundo.

Foi distinguido com o Prémio Nacional de Foto-Reportagem em 1986, Prémio Gazeta, atribuído pelo Clube de Jornalistas; o prémio Society for News Design, nos Estados Unidos da América, em 1998 e muitos outros. Atualmente leciona fotojornalismo.

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril