«Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro» é uma exposição itinerante sobre o papel da arte teatral na transição entre regimes. Inaugura no Festival de Almada, onde estará patente entre 4 e 18 de julho, na Escola Básica D. António da Costa, podendo pode ser visitada das 18h00 às 24h00. A entrada é livre.
A exposição, que irá circular pelo país até dezembro de 2025, tem curadoria de Nuno Costa Moura, sendo organizada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril.
Focando-se no período entre 1972 e 1982, aborda diversas facetas da vida teatral antes e após o 25 de Abril, revelando como o teatro foi modelado pela Democracia e como os valores de Abril foram divulgados e fortalecidos através da criação teatral.
O título, “Liberdade! Liberdade!”, é inspirado no espetáculo homónimo que estreou em Lisboa, em agosto de 1974, adaptado de um original brasileiro. A peça, uma colagem de textos e canções sobre a necessidade de defender e consolidar a Liberdade, foi encenada por Luís de Lima e interpretada por Lima, Maria do Céu Guerra e João Perry, com direção musical de José Mário Branco e Fausto Bordalo Dias.