Entre 21 e 23 de fevereiro de 2024 vão realizar-se, em Maracay e Caracas, várias conferências académicas para comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos, uma transição pacífica de regime que se deu a 25 de abril de 1974 e que marcou a história contemporânea de Portugal, ao pôr fim à ditadura do Estado Novo e restaurar a democracia, gerando um impacto que ultrapassou as fronteiras do país europeu.
Para homenagear esta importante data, serão realizados encontros académicos sobre o 25 de Abril com as comunidades estudantis e docentes de diferentes universidades, com a participação do sociólogo e historiador português António Costa Pinto, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, convidado para ir à Venezuela especialmente para esta ocasião.
O convidado internacional iniciará o seu périplo na quarta-feira, 21 de fevereiro, às 14h00, durante um encontro com professores de Arágua e estudantes de português, da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) de Maracay.
Na quinta-feira, 22 de fevereiro, às 10h00, o professor reunir-se-á com estudantes de língua portuguesa da Universidade Central da Venezuela (UCV) e professores da capital, na Biblioteca Central da referida Universidade. Mais tarde, às 17h00, dará uma palestra com licenciados e alunos em Estudos Políticos da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), na sua sede do Centro de Estudos Políticos e de Governo, em Chacao, Caracas.
Na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 10h30, será realizada a última conferência, desta vez no Auditório do Instituto de Previsión del Profesorado (IPP) da UCV.