Partindo de cinco entrevistas feitas a alunos da Universidade Sénior de Portimão sobre a sua vivência no regime da ditadura e estando estas disponíveis no canal de youtube do município, estão agendadas três palestras em escolas: 29 de fevereiro às 10h30 na Escola Secundária Manuel Teixeira, e dia 29 às 9h00 e às 10h30 na Escola Secundária Judice Fialho. Temos agendado também dois ensaios abertos, para a Escola Secundária da Bemposta, dia 8 de abril das 13h30 às 15h30 para a turma do 11º do Curso de Intérpre ator/teatriz e dia 12 das 11h à 13h00 para a turma do 12º ano do Curso de Intérprete Ator/Atriz.
Entre o dia 18 e 28 teremos a exposição fotográfica acerca do percurso deste projeto, no café-concerto do Teatro Municipal de Portimão com entrada livre ao público. Dia 26 de abril teremos dois espetáculos para escolas, sendo um deles às 11h e o outro às 15h e por fim o espetáculo para público geral dia 27 de abril às 21h00 no grande auditório do TEMPO.
«Memórias Vividas» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.