Em “Migraaaantes”, o dramaturgo Matéi Visniec leva-nos numa viagem por histórias que, apesar de ficcionais, bem podiam ser histórias reais que ouvimos, lemos e vemos diariamente nas notícias: a travessia do Mar Mediterrâneo em embarcações precárias, os jovens de origem africana que caem nas malhas dos traficantes de órgãos quando chegam à Europa, os bastidores da política em que só interessa o politicamente correto e as tensões que vão surgindo em diversos países da Europa, Médio Oriente e África Subsariana. Com este texto, o dramaturgo procura alertar para a crise de refugiados, os conflitos sociais e bélicos e os problemas subjacentes à difusão do modelo social e económico do Ocidente.
Nos últimos meses, os jovens participantes do K Cena debruçaram-se neste texto e nestas temáticas. Desenvolveram longos debates e partilharam as suas reflexões, o que lhes causa angústia, que ações gostariam de tomar, como veem o futuro. A palco, trazem a sua visão de “Migraaaantes”.
Texto: Matéi Visniec
Encenação: João de Brito
Formadores locais: Patrick Murys e Gabriel Gomes
Direção de cena: Gi da Conceição
Desenho de luz: Filipe Jesus
Fotografias: Carlos Fernandes
Interpretação (participantes K-Cena): Inês Rodrigues Ribeiro, Izabela Nicacio, Madalena Rocha, Núria Maria Ferreira Angélico, Matilde Batista Lopes, Carlos Manuel Gomes Pereira, Margarida Oliveira, Mariana Coelho Gonçalves, Leonor Santos, Débora Vitória Teixeira Coelho, Matilde Matos Maia e Cunha, Francisca Fernandes de Jesus Fazenda, Ana Lúcia Simões Duarte
Apoios: Teatro Viriato; Direção-Geral das Artes; Câmara Municipal de Viseu; Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Crédito Fotográfico: Carlos Fernandes | Teatro Viriato