O Grupo Poético de Aveiro, a plataforma Portugal Slam e o Poetry Slam Loulé apresentam a iniciativa «Na Boca (H)À Liberdade». Este projeto especial irá juntar seis cidades com seis eventos de Poetry Slam, com a marca dos 50 anos do 25 de Abril, celebrando a liberdade e a democracia, com o valioso apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Se gostas de escrever e de dizer a tua poesia, vem partilhar a tua voz no nosso evento Poetry Slam dedicado à Liberdade, num gesto coletivo de celebração deste marco histórico. Dia 11 de maio, às 21h30, Loulé espera por ti! Vem fazer parte desta celebração única! Junta-te a nós em 3, 2, 1 SLAM!
O Poetry Slam é um encontro poético em formato de “competição”, que tem como base a performance e a poesia original dos participantes. Cada um define a sua forma de expressão, partindo de uma base em comum para todos – corpo, voz e microfone.
Cada “slammer” tem direito a 3 minutos, em cada ronda, que irá ser votada por um júri de uma forma livre e sem critérios impostos. O júri é constituído por membros aleatórios do público, que pontuam as apresentações de 0 a 10. Não é permitida a utilização de música, acessórios ou elementos externos.
A competição é composta por rondas nas quais os poetas com maior pontuação se mantêm até à ronda final, devendo cada poeta preparar entre três a quatro textos (o quarto texto para caso de empate).
1ª ronda – até 10 participantes
2ª ronda – até 6 participantes
3ª ronda – 2 participantes
Regras:
- Textos de autoria própria;
- Não é permitida utilização de música, acessórios ou elementos externos;
- Três minutos por cada ronda, com 10 segundos de tolerância;
- O júri pontua cada apresentação numa escala de 0 a 10, escolhendo assim quem passa para ronda seguinte;
Mais informações através dos emails grupopoeticoaveiro@gmail.com e portugalslam@gmail.com.
MC’s: Ana ‘Fcking’ Simon e Martim Santos / Lágrima
«Na Boca (H)À Liberdade» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.