Novo ESTALO NOVO
Sexta, 20 setembro – 21h
Sexta, 27 setembro – 21h
Sábado, 28 setembro – 21h
Entrada gratuita mediante pré-reserva (comunicacao@companhiamaior.pt)
A partir de uma ideia dos artistas Ana Borralho e João Galante sobre formas de desobediência, e dramaturgia de Rui Catalão, ESTALO NOVO foi um projecto de colaboração feito com a Companhia Maior, estreado em 2013 no Centro Cultural de Belém.
Aproveitando a experiência de pessoas que viveram e trabalharam num contexto ditatorial (o Estado Novo), assim como durante a revolução de Abril e a estabilização democrática, este trabalho propõe reflectir sobre a história de um país, sobre as histórias dos corpos que nele habitam, e sobre o regime em que hoje vivemos. A peça que resultou deste processo, é uma guerra de palavras que testemunham grandes e pequenas guerras, umas públicas, outras privadas, mais algumas colectivas e tantas outras individuais.
Esta reposição acontece em parceria com o Museu Nacional de Etnologia e o Museu de Arte Popular.
NOVO Estalo Novo é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.