Skip to main content
Capa do Evento O dispositivo mnemónico: uma história da memória da luta de libertação em Cabo Verde

Através de uma abordagem inovadora, onde se propõe pensar este acontecimento histórico enquanto sujeito político, o livro argumenta que a noção de luta constitui um dispositivo mnemónico que é mobilizado na negociação de representações contemporâneas da nação, do Estado e da sociedade em Cabo Verde.
Entre vários outros aspectos, são analisados os modos como o legado de Amílcar Cabral é sujeito a diferentes apropriações por parte de distintas comunidades e sectores sociais, elites políticas e movimentos de protesto. São sinalizadas as assimetrias simbólicas, ideológicas e afectivas em jogo na co-produção da memória pública da luta e na mobilização e ressignificação da imagem de Cabral.
O livro, editado em Outubro de 2023 pela Imprensa da Universidade e disponível online, é o primeiro número da Colecção CES, que tem como objectivo dar visibilidade à produção científica desenvolvida no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. As obras nela publicadas espelham a actualidade e a interdisciplinaridade dos debates nas Ciências Sociais, Artes e Humanidades.
A sessão de apresentação contará com a presença da autora e do autor, de Catarina Martins (directora da colecção) e de Ângela Coutinho, investigadora integrada no IPRI, Universidade Nova de Lisboa, e investigadora associada no CEIS20, Universidade de Coimbra.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
O dispositivo mnemónico: uma história da memória da luta de libertação em Cabo Verde
com Ângela Coutinho, Catarina Martins, Inês Nascimento Rodrigues e Miguel Cardina
7 de Setembro de 2024
sábado, 18h00
> Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona
> entrada livre
co-org. CES/UC

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

#50anos25abril