O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, o CEAUP – Centro de Estudos Africanos U. Porto e o CEL – Centro de Estudos em Letras (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro & Universidade de Évora) organizam o Colóquio Internacional “O Português e as Línguas Nacionais nos Países Africanos e em Portugal (1975-2025). Meio Século do 25 de Abril em Portugal e da Independência das ex-Colónias Africanas”. O evento terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de julho na Universidade de Évora.
Foi lançada uma chamada de resumos de comunicações para serem apresentadas no âmbito de um dos quatro painéis do colóquio internacional:
Painel 1: As línguas crioulas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe: independência e afirmação
Painel 2: Ecologia linguística e cultural de Angola: heterogeneidade, comunicação e identidade
Painel 3: Línguas em Moçambique volvidos 50 anos de independência: história, língua(gens) e políticas linguísticas
Painel 4: Pluricentrismo linguístico do português: repensar a língua portuguesa e o português de Portugal
Três diretrizes principais poderão inspirar as contribuições para este Colóquio de modo a evitar um mero discurso ideológico ou uma discussão entre especialistas em linguística. Terá de ter em conta que:
1. Uma rutura política não gera, necessariamente, uma rutura linguística nem de qualquer outro fenómeno cultural. Se há ligações a realçar entre a política e a historicidade das questões linguísticas, cada caso pertence a construções temporais diferentes.
2. Elementos culturais ligados ao período colonial perduram no espírito das pessoas, impregnam os atores pós-coloniais e chocam com os elementos de inovação das políticas linguísticas. A transculturalidade deve ser levada a sério, sem ser exclusiva das posições dos atores envolvidos na batalha linguística.
3. As experiências de terreno deverão ser particularmente valorizadas.
Os resumos dos trabalhos propostos para comunicação devem ser enviados para o endereço cesaceacel2025@gmail.com, até 29 de dezembro de 2024 (23h59, hora de Lisboa). São aceites resumos em português, espanhol, francês ou inglês. Todas as informações e o modelo da ficha-resumo podem ser consultados no link: https://coloquiointernacionaluevora.com/propostas.html