Espetáculo integrado no ciclo Abril Abriu, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II
“Pérola Sem Rapariga” inspira-se na leitura de “Voyage of the Sable Venus and Other Poems”, de Robin Coste Lewis, e do arquivo fotográfico de Alberto Henschel. O espetáculo pensa a relação entre a superfície do corpo e aquilo que sobre ele somos capazes de dizer, entre legenda e imagem, entre a pele e o salvamento. O artista Kiluanji Kia Henda intervém no espaço da cena instalando prenúncios de apocalipse.
«Qual a vida de um gesto — a história de um olhar — a fundura de uma gargalhada? Em Pérola Sem Rapariga ri-se sem razão aparente, do riso deflagra o choro, o choro redunda em sonho e mergulha-se nele como num oceano. É daí que da gargalhada mais antiga, e da possibilidade de a gozar após tanto tempo, se abrem as portas de sonhos inquietos e delas ao fundo dos mares, onde jazem os que não podiam rir. A ideia é mergulhar na gargalhada e acordar do outro lado. Cair no riso como quem cai no sono e no sono como quem cai ao mar. Ou antes, rir como quem se ergue, tirar o pó dos joelhos dentro dos sonhos, erguer a cabeça dentro do abismo. Ou rir como quem se afoga. Renascer de um afogamento. Acordar da morte.»
– Djaimilia Pereira de Almeida
texto | Djaimilia Pereira de Almeida
direção e encenação | Zia Soares
interpretação | Filipa Bossuet, Sara Fonseca da Graça
artista visual | Kiluanji Kia Henda
instalação e figurinos | Neusa Trovoada
design de iluminação | Carolina Caramelo
música e design de som | Xullaji
assistência à encenação de movimento | Lucília Raimundo
vídeo promocional António Castelo
assistência geral | Aoaní d’Alva
coprodução | Sowing_arts,Teatro Nacional D. Maria II, no contexto da apap – FEMINIST FUTURES (projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia)
apoio | Casa da Dança, Polo Cultural Gaivotas Boavista
parceria Ciclo Abril Abriu | Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril
M/12
duração | 50 min