A cidade de Setúbal terá, a partir de dia 28 de janeiro, um mural alusivo à causa palestiniana resultante da transposição de uma obra de Azhar Al Majed, artista da Palestina, para uma parede no centro da cidade.
Intitulado “A window to a free country”, o desenho de Azhar Al Majed vai ser reproduzido no âmbito da campanha “Painting for Palestine”, que visa divulgar obras de artistas palestinianos e que arrancou no passado dia 14 de janeiro em Belfast, na Irlanda do Norte.
A execução do mural está aberta à participação de voluntários e tem lugar no âmbito do “Histórias que as Paredes Contam”, que aceitou o desafio lançado pelo sociólogo irlandês Bill Roston, convidado da quinta e última conversa pública promovida pelo projeto.
Com chancela do Monte de Letras e integrado no Programa das Comemorações Nacionais dos 50 anos do 25 de Abril, o “Histórias que as Paredes Contam” deve o nome à tese de doutoramento de Helena de Sousa Freitas, que coordena o conjunto de atividades.
O projeto tem por parceiros a Câmara Municipal de Setúbal, através da iniciativa “Venham Mais Vinte e Cincos”, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação dos Municípios da Região de Setúbal, juntas de freguesia do concelho, a União Setubalense e a Associação Cultural Festroia.