Skip to main content
Capa do Evento Polarização - o Mundo a Preto e Branco

As “Conferências de Arouca” recebem José Pacheco Pereira para refletir sobre o ambiente de crescente polarização social e política que se vive em Portugal e em várias partes do mundo, debatendo os riscos que este fenómeno representa para a democracia conquistada há 50 anos.

A democracia assenta, entre outros, em valores fundamentais como o pluralismo e o diálogo, princípios que têm vindo a ser progressivamente desafiados pela intolerância e por discursos extremistas, os quais tendem a ver tudo a preto e branco, afetando não só a convivência cívica, mas também a confiança nas instituições democráticas.

José Pacheco Pereira participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino, deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, dirigente do PSD. Tendo publicado mais de uma dezena de livros sobre história e política, colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Dedica-se à preservação da memória da história contemporânea portuguesa e criou e mantém a Biblioteca e Arquivo Ephemera, o maior arquivo privado português.

#50anos25abril