Skip to main content
Capa do Evento PROJETO AURORA – Museu Nacional Resistência e Liberdade -  29 abril ás 10h00

Há coisas muito importantes que não vêm nos livros da Escola, mas que não devem ficar por contar. A história de Aurora Rodrigues na PIDE é uma delas.

Lisboa, 1973.
Uma estudante universitária é presa a 3 de maio de 1973.
É levada para Caxias onde, com perversos requintes, é submetida a longos e violentos períodos de tortura, às mãos dos inspetores e agentes da PIDE-DGS.
Aurora sobreviveu a mais de 380 horas de tortura, É a mulher portuguesa que esteve mais dias na tortura do sono.
Aurora sobreviveu a mais de 380 horas de tortura. Foi ostensivamente humilhada, agredida, espancada, torturada e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial.
Não falou. Agarrou-se às flores e ao seu direito de resistir.
A voz era dela e a dignidade também, por muito que lha quisessem tirar.

Antes de 1974, a polícia política do Regime prendia para investigar e a tortura era o método mais eficaz durante os interrogatórios. Aurora resistiu. Acreditou, até ao fim, que a Liberdade e a Democracia mereciam o seu sacrifício.
E nós? Será que honramos o privilégio de termos nascido livres?
Durante 70 minutos vamos relembrar – na pele – o que acontecia dentro das prisões políticas e abrir o debate para repensarmos sobre os nossos direitos e liberdades.
Hoje, mais de cinquenta anos depois, será que sabemos o valor da Liberdade?

PROJETO AURORA é uma homenagem a Aurora Rodrigues e a todas e todos os presos políticos que lutaram para que, hoje, cada um de nós possa ser, sonhar e fazer o que quiser. É um tributo à Resistência nas palavras, corpo e voz de quem – nascendo livre – não esquece, nunca quem lutou pela sua Liberdade. Cabe-nos, a todos, honrar Abril.

«PROJETO AURORA» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes. O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. Este programa teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que percorrem o país para comemorar 50 anos de Liberdade e Democracia.

Saiba mais: 50anos25abril.pt/iniciativas/arte-pela-democracia

Condições de acesso ao evento

Sessão público escolar - entrada livre mediante inscrição

#50anos25abril