Skip to main content
Capa do Evento Seminário

“Campanhas para o P de Povo” é a segunda fase do projeto “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” e procura mobilizar toda a comunidade – em especial públicos das freguesias mais periféricas, agentes culturais, poder local e associações civis do concelho de Coimbra – para pensar como trabalhar a descentralização da programação e que política cultural queremos para o nosso território. As Campanhas do MFA surgem aqui como provocação/inspiração para procurar novas formas de trabalhar estas dinâmicas.

Este seminário, realizado em colaboração com o Centro de Documentação 25 de Abril (CD25) e a JF de Almalaguês, terá como convidados António de Oliveira Cândido (investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho), Luísa Tiago Oliveira (historiadora com sólidos estudos sobre o Serviço Cívico Estudantil – ISCTE) e Manuel Brito (professor e ex-militar que participou em duas Campanhas do MFA e doou os registos fotográficos dessas experiências ao CD25). O debate irá decorrer com a moderação de Daniel Francisco (investigador do CES-UC).

Podem consultar todas as informações sobre os convidados, a conceção, objetivos e próximos passos do projeto no dossiê da atividade em https://tinyurl.com/DossierSeminario

Seminário organizado em parceria com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e a Junta de Freguesia de Almalaguês.

O PROJETO
«3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

Saiba mais em https://50anos25abril.pt/iniciativas/arte-pela-democracia/

#50anos25abril