Skip to main content

Conversa com Luís Filipe Madeira e Sónia Sá

As eleições legislativas estão distribuídas por 22 círculos eleitorais. 18 círculos no continente, que equivalem aos distritos, 2 círculos atlânticos, para as regiões autónomas, e 2 círculos internacionais, um para a Europa, outra para fora da Europa. Cada círculo elege um conjunto de deputados dependente da população recenseada nessa zona.

Ao longo dos anos, fruto da crescente perda de população no interior, tem existido uma significativa transferência de deputados para o litoral, diminuindo a voz de toda esta faixa do país na Assembleia da República. Nas eleições de 2022, a Grande Lisboa (considerando os círculos de Lisboa e Setúbal) elegeu exatamente o mesmo número de deputados do que todo o interior junto (Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja).

Como deveremos refletir sobre estas tendências? Como garantir que o interior tem mais espaço para ser defendido? Como lidar com o número de votos não convertidos em deputados, que é assustadoramente maior nos distritos do interior? Há novos desafios para o sistema eleitoral?

Reflexões com personalidades que admiramos, ao vivo nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa, e também online em gerador.eu. A entrada é livre, sujeita a inscrição, aqui.

Iniciativa do Gerador: A Idade da Liberdade

No dia 24 de março celebram-se 17.500 dias de vida em liberdade e, finalmente, a democracia ultrapassa em um dia o tempo que vivemos em ditadura em Portugal.

A Idade da Liberdade é uma iniciativa do Gerador que, entre 24 de março e 25 de abril, se propõe a fazer uma reflexão profunda sobre a importância do 25 de Abril e as consequências para os jovens hoje, numa programação que inclui conversas, um clube de leitura, workshops, reportagens especiais e até um estudo com jovens de todo o país.

Condições de acesso ao evento

Gratuito com inscrição prévia

SABER MAIS >

#50anos25abril