Skip to main content
Capa do Evento um presente em sete passados

Em vésperas de se cumprir meio século do momento gerador da democracia portuguesa, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca arranca, em novembro, com um novo ciclo de leituras e conversas dedicada a assinalar o cinquentenário da revolução dos cravos.

Dinamizado pelo escritor e professor universitário Nuno Camarneiro, este ciclo parte da efeméride marcante da história portuguesa – o 25 de Abril – para inquirir e explorar sete momentos fundamentais que contribuíram para a construção do Portugal contemporâneo em que vivemos.

As tensões sociais, o desejo de liberdade e a esperança num futuro melhor, espelhados nas diferentes expressões artísticas e literárias do Portugal da ditadura, com continuidade no pós-25 de Abril, refletem a diferentes visões políticas e sociais para o futuro que então se estava a construir. A literatura portuguesa reflete e materializa as convulsões de um país e sua gente no caminho para a liberdade e construção da democracia. A recuperação dessas memórias vai ser o mote para muitas leituras e conversas em cada sessão, sem esquecer o presente.

Pretende-se que as sessões sejam ao mesmo tempo espaço de exploração literária e uma reflexão sobre a história recente de Portugal e do mundo e o modo como a ficção e a história se refletem uma na outra.

A Comunidade de Leitores do PML vai desenrolar-se ao longo de sete sessões, contando em cada uma delas com uma obra em discussão. As sessões vão ser presenciais e realizar-se na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, nos terceiros sábados de cada mês, pelas 17:30 horas, conforme o programa abaixo.

A participação é gratuita, limitada à participação de 30 pessoas e implica inscrição prévia através do seguinte endereço: bmfe@cm-matosinhos.pt

Condições de acesso ao evento

A participação é gratuita, limitada à participação de 30 pessoas e implica inscrição prévia através do seguinte endereço: bmfe@cm-matosinhos.pt

Inscreva-se aqui!

#50anos25abril