Skip to main content


A Exposição “Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)” está patente no Salão Nobre do Edifício Sede do Município de Armamar, podendo ser visitada entre 8 de abril e 31 de maio de 2025, entre as 9h e as 17h. Tem entrada livre.

A substituição de Oliveira Salazar por Marcelo Caetano, levou a um enfraquecimento do poder e a um impulso nas lutas sociais, de que o movimento grevista e o “assalto” anticorporativo aos sindicatos do regime vão ser uma importante expressão. Esta exposição ilustra esse movimento grevista, de lutas dos trabalhadores, e de conquista de sindicatos e sua democratização, cuja importância foi muito significativa para o derrube da ditadura e a construção das novas instituições democráticas.

Com curadoria científica de José Pacheco Pereira, desta exposição consta um levantamento exaustivo das greves e protestos no Marcelismo, que aponta para um número superior a 300 ocorrências, e informação obtida a partir da consulta de documentação inédita da Legião Portuguesa (LP) e da PIDE-DGS, que permite compreender os mecanismos da repressão da ditadura. A exposição destaca ainda a participação das mulheres neste movimento de contestação, em particular das operárias ligadas aos têxteis e lanifícios.

#50anos25abril