Skip to main content
Capa do Evento Vigo: O 25 de Abril na Literatura Portuguesa | Aula aberta

O 25 de abril de 1974, comumente designado como a Revolução dos Cravos, constitui um marco na história contemporânea de Portugal. A transição de uma ditadura para um regime democrático teve um impacto profundo na sociedade portuguesa e este evento, entre outras consequências, influenciou áreas como a literatura, a música ou as artes plásticas.

Na literatura portuguesa há uma série de obras que, sob múltiplas perspetivas, são o reflexo da influência deste período de mudanças políticas e sociais ocorridas no país. António Lobo Antunes, Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo, José Cardoso Pires, José Saramago, Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia ou Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outras escritoras e outros escritores, são prova dos mais variados testemunhos literários sobre o antes e o depois da revolução.

Hoje, 50 anos depois do 25 de Abril, a literatura continua a ser uma ferramenta poderosa para compreendermos e preservarmos o legado da liberdade conquistada há meio século.

Entrada livre.

#50anos25abril