Skip to main content
Capa do Evento VOLTAS – Performance «Corpo-travessia» de Melissa Rodrigues com Carolina Varela

A decorrer entre março e maio de 2024, o ciclo de performance VOLTAS é protagonizado por 6 artistas/ativistas internacionais que, com o seu trabalho, abordam questões universais ligadas à proteção dos valores das sociedades democráticas e ao desenvolvimento de uma consciência coletiva.
Considera-se a revolução como um ponto de convergência fundamental para o desenvolvimento de uma consciência coletiva, o lugar onde definir novamente as fronteiras e os caracteres das minorias, ou repensar os instrumentos de acolhimento e proteção da sociedade democrática. Assim, a reflexão sobre o 25 de Abril torna-se uma ocasião para explorar as contestações políticas e sociais da atualidade não só em Portugal, mas também a nível internacional.
Com performances de Katarina Balunova (SK), Laura Stinger (US), Letícia Larin (BR), Melissa Rodrigues (CV/PT) com Carolina Varela (PT) e Roxanna Albayati (UK/IR) com Rebecca Moradalizadeh (PT/IR).

«Corpo-travessia» de Melissa Rodrigues e Carolina Varela, a decorrer no dia 11 de Maio às 18:00 é um passeio a ser ativado individualmente por cada participante na sua deambulação/caminhada pela zona de São Bento/Rua da Boavista/Poço dos Negros.

“Madrugada adentro gargalhando esperança, ouvimos ao longe, corpos em trânsito, de cimento e lixívia.
Morna, coladera e funáná, gente viva, corpos cansados, a sonhar futuro.
Que liberdade foi experimentada? Por quem? Sob que olhar?
Quantos sonhos não morreram nestas ruas?
A liberdade teima em não passar por aqui.
E nós, filhas da Independência, abraçadas às memórias forjadas nas lutas gritamos labanta braço nu badja nôs liberdadi.”

«VOLTAS» integra o projeto «Lápis Azul/Lápis Vermelho», um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

#50anos25abril