Skip to main content

O workshop Educação, Arqueologia e Democracia é dirigido a arqueólogos, estudantes de Arqueologia e a todos os que se interessam pela salvaguarda do património.

Neste evento serão abordadas as seguintes questões: Quais são os conhecimentos e as competências que a arqueologia precisa desenvolver para explorar as distintas (im)possibilidades do atual mercado de trabalho? Como podem os arqueólogos defender a singularidade do seu trabalho e demonstrar a sua relevância em face da diversidade das dinâmicas socioeconómicas do mundo? Como pode a formação em arqueologia contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática? De que modo o conhecimento arqueológico pode ser relevante no estabelecimento de práticas mais justas e inclusivas?

Contamos com a presença e participação de todos para promover esta discussão e lançar as bases para um futuro melhor.

Programa

10:00-10:30
Abertura
com Mário Barroca

10:30-10:45
50 Layers: apresentação do projeto e enquadramento do encontro
com Cristina Gameiro, Sérgio Gomes e Ana Vale

11:00-12:30
A individualização da formação em Arqueologia no Ensino Superior
com Alexandra Lima, António Lima, António Manuel Silva, Isabel Osório, Miguel Rodrigues, Paulo Amaral, Paulo Dordio, Ricardo Teixeira, Susana Cosme e Teresa Pires de Carvalho

14:30-16:00
Especialização, profissionalização e comunicação
com André Texugo Lopes, Ana Abrunhosa, Daniel Carvalho, João Tereso, Miguel Almeida, Sara Cura, Sónia Gabriel e Susana Nunes

16:15-17:30
Desafios na formação dos arqueolog@s do futuro
com André Santos, Andreia Arezes, Armando Redentor, Fernanda Magalhães, Pedro Bastos, Nelson Almeida e Rita Gomes

Moderadores
Carlos Fabião e Maria de Jesus Sanches

Este é um apoiado pela linha concursal «O 25 de Abril e a democracia portuguesa», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O apoio destinou-se a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de natureza interdisciplinar e pluridisciplinar, contemplando também projetos de tratamento arquivístico, de digitalização e de estudo de acervos documentais, bem como a criação de recursos educativos que se enquadrem na temática da construção da democracia portuguesa: história, memória e práticas democráticas.

Condições de acesso ao evento

Sujeito à capacidade da sala.

#50anos25abril