Skip to main content
Capa do Evento Zeca Afonso- Estudos Musicais para dois violoncelos

Este projeto tem como missão divulgar, ensinar e interpretar a obra de José Afonso, figura incontornável no meio musical português, cujo pensamento transmitido na sua música teve um impacto direto na revolução de Abril e na implementação do pensamento democrático e cidadão em Portugal. Através do arranjo de parte da obra do cantautor para dueto de violoncelo – mantendo as características musicais que representam a sua originalidade – será possível transmitir o seu legado através de um instrumento não ligado à música popular portuguesa, mas capaz de expressar as diferentes facetas musicais presentes na música de José Afonso.
Estes arranjos são assim pensados como estudos (peças musicais que abordam uma certa técnica instrumental, com o objetivo de adquirir o seu domínio), mas que vão além da técnica, para que possam traduzir os valores de Abril presentes na música de José Afonso: a consciência do nosso legado e papel cultural; a responsabilidade de defender valores maiores que o indivíduo; uma noção coletiva da música e da arte, independentemente da origem ou condição.

Este concerto é organizado através da parceria com a Associação José Afonso (AJA).

«Zeca Afonso- Estudos Musicais para dois violoncelos» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

#50anos25abril