Skip to main content
Capa do Evento Zeca Afonso. Estudos musicais para dois violoncelos

ZECA AFONSO. Estudos Musicais para dois Violoncelos
CONCERTO COMENTADO | 2 set. ’24 | 17h30 | Auditório | Entrada livre

O Projeto
No âmbito das Comemorações Oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril, em parceria com a Direcção-Geral das Artes e a Associação José Afonso (AJA), os Violoncelos de José Afonso apresentam o concerto comentado: “Zeca-Afonso – Estudos Musicais para Dois Violoncelos”.
Trata-se de um projeto que tem como missão divulgar, ensinar e interpretar a obra de José Afonso, figura incontornável no meio musical português, cujo pensamento transmitido na sua música teve um impacto direto na revolução de Abril e na implementação do pensamento democrático em Portugal.
Este projeto é baseado numa ideia do violoncelista Paulo Gaio Lima, referência nacional no ensino do violoncelo em Portugal. A sua vontade era tocar e disseminar a música de José Afonso – contando quem foi Zeca e porque lutou Zeca – de uma forma global, mas sempre pedagógica, e que pudesse incluir na sua prática musical do dia a dia, enquanto professor de violoncelo.
Estes duetos para violoncelo inspiram-se na prática dos antigos mestres violoncelistas que, ao comporem estudos para os seus alunos, incluíam uma segunda voz de acompanhamento, tocada pelo próprio mestre (num fraterno gesto de apoio para com o aluno, no momento de grande pressão característico da performance).
Estes arranjos, embora pensados como estudos (peças musicais que abordam uma certa técnica instrumental, com o objetivo de adquirir o seu domínio), vão além da técnica, para que possam traduzir os valores de Abril, presentes na música de José Afonso: a consciência do nosso legado e papel cultural; a responsabilidade de defender valores maiores que o indivíduo; uma noção coletiva da música e da arte, independentemente da origem ou condição.

+ INFO: https://bit.ly/3WWdrU1

Este é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

#50anos25abril