Skip to main content

“Amílcar Cabral: Uma Exposição” inaugura em Sines no dia em que se assinalam 52 anos da morte do líder independentista africano

Até ao dia 20 de fevereiro, o Centro de Artes de Sines acolhe a exposição “Amílcar Cabral, uma Exposição”, que recorda história e o legado de Amílcar Cabral. A iniciativa é organizada pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com o Município de Sines e a Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém.

A inauguração decorreu no átrio do Centro de Artes de Sines, no passado dia 20 de janeiro, data que assinala os 52 anos da morte de Amílcar Cabral e em que, em Cabo Verde, se celebra o Dia dos Heróis Nacionais. O evento contou com intervenções de Nuno Mascarenhas, presidente do Município de Sines; Gracinda Luz, presidente da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém; e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa.

Durante a cerimónia, o historiador e curador da exposição, José Neves, realizou uma visita guiada. Os participantes foram convidados a percorrer os painéis expositivos, explorando imagens, documentos e outros materiais que contextualizam a luta anticolonial e o papel de Amílcar Cabral.

O evento contou ainda com um momento musical protagonizado pela cantora Dúnia Lobo, que interpretou temas originais, como “Liberdade”, e mornas de autores consagrados, como Cesária Évora, acompanhada à guitarra por Danny Guitar.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados e feriados, das 12h00 às 18h00, com entrada livre.

Saber mais sobre Amílcar Cabral, a independência da Guiné-Bissau e a Descolonização

Com o objetivo de promover um maior conhecimento da história recente do país junto dos diversos públicos e em diferentes formatos, dando particular atenção aos mais jovens e aos professores, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza regularmente conteúdos históricos produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre.

Assim, estão disponíveis no site das Comemorações, em 50anos25abril.pt, dossiês dedicados a Amílcar Cabral, à proclamação unilateral da independência da República da Guiné-Bissau, e à Descolonização.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

O ano de 2025 é dedicado às primeiras eleições livres.

#50anos25abril