«Amílcar Cabral, uma Exposição» patente até 30 de outubro na Amadora
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril inaugurou esta quinta-feira, dia 12 de setembro, «Amílcar Cabral, uma Exposição», na sua versão itinerante, na Amadora, no Espaço Delfim Guimarães. Até 30 de outubro, a Exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 15h e as 19h. A entrada é livre.
A Exposição percorre a vida de Amílcar Cabral e mostra como as lutas contra o colonialismo uniram pessoas e instituições, evocando o seu legado. Resulta de uma adaptação da Exposição que esteve patente em Lisboa, no Palácio Baldaya, entre 16 de março e 25 de junho de 2023, com curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins. Conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora.
A inauguração teve início com um concerto do grupo de batucadeiras Flor da Vida, de Casal da Boba (S. Brás) e contou com a presença da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, a historiadora Maria Inácia Rezola, que conduziu os convidados numa visita guiada; do presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira; e do vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora, Ricardo Faria.
Duas publicações para evocar Amílcar Cabral
Para evocar o centenário de Amílcar Cabral, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril lança ainda dois livros: «Cabral Ka Mori» e «O Mundo de Amílcar Cabral». Ambas as obras serão apresentadas em Lisboa, no dia 14 de setembro, a partir das 16h30, no âmbito da Feira do Livro do Centro Cultural de Cabo Verde.
«Cabral Ka Mori», da autoria de José Neves e Leonor Pires Martins, reflete a Exposição patente no Palácio Baldaya, guiando o leitor por 50 objetos reveladores de momentos e lugares da vida de Amílcar Cabral. Além de abordar a sua trajetória, estas peças evocam também as perceções e experiências daqueles que o conheceram, observaram, admiraram, retrataram ou celebraram. Será apresentado em Lisboa pelos autores.
«O Mundo de Amílcar Cabral» reúne estudos de especialistas e testemunhos de contemporâneos de Cabral, convidando o leitor a explorar a história e a atualidade de países tão diversos como Cuba, França, Suécia e Argélia, entre outros que se cruzaram com a trajetória deste político. É um importante contributo para a compreensão da queda do Império Português e da viragem pós-colonial no mundo contemporâneo. Será apresentado em Lisboa por Manuela Ribeiro Sanches e Raquel Ribeiro.
A entrada é gratuita em todas as sessões.
Saber mais sobre Amílcar Cabral
Com o objetivo de promover um maior conhecimento da história recente do país junto dos diversos públicos e em diferentes formatos, dando particular atenção aos mais jovens e aos professores, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza regularmente conteúdos históricos produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre.
Assim, está disponível no site das Comemorações, em 50anos25abril.pt, um dossiê dedicado a Amílcar Cabral (consulte-o aqui).
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.