2024 foi um ano de festa e de evocação, mas também de aprendizagem, de reflexão e de ação. Para todos, com todos. Em Portugal e pelo mundo.
Até 2026, celebramos 50×2, porque celebramos duas vezes – 50 anos do 25 de Abril e 50 anos de Democracia.
Todos são chamados a participar.

As Comemorações visam contribuir para uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e também mais participativa, plural e democrática.
Pretendeu-se que os 50 anos do 25 de Abril fossem um momento de passagem de testemunho, dos que lutaram contra a ditadura e construíram a Democracia aos que nasceram em Liberdade. Pretendeu-se que fossem também o catalisador de uma consciência coletiva de cidadania – a base para construirmos os próximos 50 anos de Democracia, mantendo presente que nenhuma das conquistas de Abril pode ser dada por adquirida.
Em 1974, ao derrubarem uma ditadura que vigorava há quase meio século em Portugal, os Capitães apresentaram um Programa que tinha como eixos a Descolonização, a Democratização e o Desenvolvimento. Esse gesto teve um impacto que transcendeu as fronteiras nacionais. Depois de mais de uma década a lutar nas frentes de África, os militares iniciaram um processo que iria levar à concessão da independência aos antigos povos coloniais e iniciar a democratização de Portugal.
Para celebrar Abril e as suas conquistas, 2024 foi um ano de partilha, de debate e de festa, dentro e fora de portas – através das iniciativas desenvolvidas pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em nome próprio ou em cooperação com outros, e através daquelas a que, de alguma forma, nos associámos.
Esta foi uma Comemoração de todos.
Foi nesse espírito que foram abertas linhas concursais de apoio às Artes, à Investigação Científica, ao Cinema e Audiovisual, e à Criação Literária. Também por isso se criou a Agenda 25.04, uma ferramenta colaborativa que até 2026 permitirá aos municípios, organismos estatais e às mais variadas organizações da sociedade divulgarem iniciativas que assinalam a data.
De igual modo, tendo em conta o estímulo criativo que o 25 de Abril representou, nomeadamente no âmbito das artes cénicas, dirigiu-se um convite às companhias de teatro que nasceram ou se consolidaram no período da Revolução, para que criassem novos espetáculos ou repusessem produções antigas, no sentido de contribuir para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática.
O Programa das Comemorações em 2024 pretendeu, assim, mobilizar e inspirar, mas sem circunscrever. Como ponto de partida, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril propôs ações para:
Recordar e partilhar
Exposições, dossiês multimédia e campanhas evocativas
Aprender e ensinar
Projetos escolares
Pensar e debater Colóquios e publicações
Celebrar
Artes, espetáculos e cerimónias
Até 2026, pode consultar na agenda 25.04 os eventos que, em Portugal e lá fora, evocam o 25 de Abril. Pode também submeter as suas iniciativas para divulgação.
As Comemorações visam a mobilização e colaboração de todos. Junte-se a nós e participe. Todos são bem-vindos.