Comissão organiza visitas em inglês ao Quartel do Carmo entre 11 de abril e 10 de maio
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril organiza visitas guiadas em inglês ao Museu da Guarda Nacional Republicana (GNR) e ao Quartel do Carmo entre os dias 11 de abril e 10 de maio, às quintas e sextas-feiras das 11h00 às 12h00.
As visitas têm lugar nos dias 11, 12, 18, 19, 24, 26, 29 e 30 de abril e nos dias 9 e 10 de maio. Estão sujeitas a inscrição prévia através do site da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
“Em 1974, ao derrubarem uma ditadura que vigorava há quase meio século em Portugal, os Capitães apresentaram um Programa que tinha como eixos a Descolonização, a Democratização e o Desenvolvimento. Esse gesto teve um impacto que transcendeu as fronteiras nacionais. Depois de mais de uma década a lutar nas frentes de África, os militares iniciaram um processo que iria levar à concessão da independência aos antigos povos coloniais e iniciar a democratização de Portugal. Teria ainda início uma Terceira Vaga de transições para a democracia: Grécia, Espanha e vários países da América Latina, como o Chile, a Argentina ou Brasil, e, já na década de 1980, a Europa de Leste. Também por esta circunstância, o 25 de Abril é uma data celebrada para além de Portugal e todos são bem-vindos a tomar como suas as comemorações”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.
O Museu da Guarda Nacional Republicana situa-se no Quartel do Carmo e evoca mais de seis séculos de história, com foco na história política, policial e militar. O seu espólio inclui objetos de grande valor histórico e artístico referentes ao Convento do Carmo, ao período de vigência das Guardas Reais, Municipais e Republicanas, e à atual Guarda Nacional Republicana. Contempla uniformes, armas, condecorações, bandeiras, pintura, escultura, cerâmica, mobiliário, azulejaria, viaturas, instrumentos musicais e de relojoaria, entre outros.
Foi no Quartel do Carmo que, no dia 25 de abril de 1974, se refugiou o presidente do conselho, Marcelo Caetano, e onde se deu a sua rendição, depois de as forças comandadas pelo capitão Salgueiro Maia terem sitiado o local.
Fotografias de Cláudia Teixeira | Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.