Erasmus Campus – O Bootcamp da Transição Digital decorre entre 28 e 31 de agosto no Marvão

O Erasmus Campus – O Bootcamp da Transição Digital realiza-se entre 28 e 31 de agosto de 2025, em Marvão. Esta edição é inteiramente dedicada aos desafios e oportunidades da transição digital no contexto da educação, formação e cidadania ativa. Ao longo de quatro dias, os participantes trabalham com especialistas e mentores em sessões temáticas, debates e momentos de mentoria, culminando na apresentação pública de ideias-projeto.
Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação afirma «O projeto Erasmus Campus, que vai na sua terceira edição, nasceu da necessidade de comunicarmos as potencialidades do programa Erasmus+ diretamente aos seus beneficiários principais: os jovens! Durante 4 dias debateremos, num registo muito informal, o tema da transição digital – uma das prioridades transversais do programa Erasmus – com relevantes atores neste domínio como políticos, académicos, jornalistas e empresários. Queremos discutir em conjunto as atuais tendências, mas também as ameaças à transição digital justa e inclusiva. Queremos ouvir os jovens e aceitar os seus desafios e, no fim, queremos pedir-lhes que saiam da inspiradora vila de Marvão como embaixadores deste extraordinário Erasmus e como embaixadores dos valores europeus!»
Para Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, «o 25 de Abril não pertence apenas à história, é um legado vivo que se atualiza a cada geração que decide exercer os seus direitos com responsabilidade e visão. Num tempo em que as tecnologias digitais moldam a forma como vivemos, aprendemos e nos envolvemos com o mundo, a transição digital representa um novo território de liberdade e cidadania. É através dela que alargamos o acesso à educação, potenciamos a inclusão, reforçamos a transparência e reinventamos a participação democrática.»
O programa do Erasmus Campus – O Bootcamp da Transição Digital
Na quinta-feira, 28 de agosto, a sessão de abertura está marcada para as 18h00, com intervenções de Cristina Perdigão (Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação), Maria Inácia Rezola (Comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril), Luís Loures (Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre) e Luís Vitorino (Presidente da Câmara Municipal de Marvão). Às 18h30, haverá um workshop de ligação ao território, com aplicação artesanal de cortiça por José Maria Candeias Russo (Arte em Cortiça), e, às 18h45, a apresentação “O montado alentejano” por Frederico Mayer (Cork Supply). Depois da apresentação dos mentores (19h30) e do jantar (20h00), a noite encerra com a sessão “Erasmus+ e a transição digital como prioridade” (21h00).
Na sexta-feira, 29 de agosto, o dia começa com uma atividade intergeracional com a Universidade Sénior de Marvão (9h00). Às 10h45, Sandra Martins (Ponto Digital/GLIM) dinamiza o workshop “Transição Digital – Capacitar Pessoas e Organizações para o Futuro”; às 11h30 realiza-se o painel “Competências Digitais para o Século XXI” com Hélder Sousa e Silva (Deputado ao Parlamento Europeu), Rita Serra (Microsoft Portugal) e Gustavo Cardoso (ISCTE), seguido de debate. De tarde, após uma visita guiada à vila de Marvão segue-se, às 15h30, o debate “A inclusão digital, um novo direito humano?” na Câmara Municipal de Marvão, com Rui Oliveira (Presidente Executivo da Fundação para a Juventude) e João Faria (ex-funcionário da Comissão Europeia).
Pelas 17h30 segue-se a Intervenção do Senhor Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Logo depois, contaremos com um momento cultural – Cante Alentejano (18h30). Após o jantar, a noite termina com uma sessão de cinema (21h00) com o visionamento do documentário “Haverá Eleições”, de Cláudia Varejão, apresentado por António Costa Pinto (historiador e professor na Universidade de Lisboa) e Maria Inácia Rezola.
No sábado, 30 de agosto, a manhã é dedicada às atividades náuticas. Depois do almoço, arranca às 14h00 a sessão “Liderar a Transição Digital”, com António Grilo (Agência Nacional de Inovação) e Luís Miguel Silveira (Pró-reitor da Universidade de Lisboa e professor do IST) e do bloco “Projetos para a Era Digital” (16h00). A tarde fecha com mentoria, culminando com um concerto da Academia Internacional de Marvão às 20h30.
Por fim, no domingo, 31 de agosto, o dia começa com uma sessão de mentoria para elaboração do pitch, seguindo-se a apresentação pública das ideias-projeto (10h00). Por fim, a sessão de encerramento (12h30) contará com a participação de Paula Trindade (Vereadora da Câmara Municipal de Marvão), Maria Inácia Rezola e Cristina Perdigão.
Consulte o programa completo aqui.
Esta é a terceira edição do Erasmus Campus, sucedendo a duas anteriores dedicadas à Democracia e à Sustentabilidade. A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação organiza o Erasmus Campus em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, contando com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, da Associação de Municípios da Serra de São Mamede e do Instituto Politécnico de Portalegre.
Sobre a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação é a entidade responsável pela gestão do Programa Erasmus+ em Portugal nas áreas do Educação e Formação.
Mais conhecido pela mobilidade de alunos do ensino superior na Europa, este programa é muito mais abrangente chegando aos setores do ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos, onde proporciona para além de projetos de mobilidade também projetos de cooperação e parcerias estratégicas.
Em agosto de 2021, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação passou a ser responsável por apoiar a internacionalização da educação e formação em Portugal e, ainda, pela gestão de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do Programa de Alojamento no Ensino Superior.
Sobre a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem como missão elaborar e executar o programa das Comemorações oficiais do cinquentenário da Revolução de 1974.
As celebrações decorrem entre 2022 e 2026. Iniciaram-se em março de 2022 — quando Portugal passou a contar mais dias de democracia do que aqueles que viveu em ditadura — e terminam em dezembro de 2026, quando se cumpre, por um lado, 50 anos da aprovação da Constituição da República portuguesa e, por outro, 50 anos do ciclo eleitoral que decorreu ao longo do ano de 1976 – a realização das primeiras eleições legislativas, presidenciais, regionais (Açores e Madeira) e autárquicas.