Skip to main content

Exposição «50 passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril» inaugurada nas Caldas da Rainha

A Exposição «50 passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril», desenvolvida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, foi, no passado dia 16 de abril, inaugurada no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, com uma sessão especial dedicada a alunos do Ensino Secundário. Ficará aí patente até dia 30 de junho. 

 

A inauguração da Exposição «50 passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril», cuja sessão inicial se dirigia a alunos de escolas secundárias do concelho das Caldas da Rainha, contou com a presença da Vereadora da Cultura, Conceição Henriques, e da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, que guiou os alunos das Escolas Secundárias Rafael Bordalo Pinheiro e Raúl Proença na primeira visita a esta exposição que pretende contribuir para a aprendizagem e reflexão dos mais jovens sobre os momentos e acontecimentos que conduziram ao 25 de Abril.   

Os alunos puderam aprender mais sobre os momentos centrais da história da Revolução, enquanto percorriam, guiados, os quatro núcleos da exposição: “um regime à beira do fim”; “o derrube da ditadura”; “o dia inicial inteiro e limpo”; e “os primeiros dias em liberdade”. 

Mais tarde, a cerimónia inaugural dirigida ao público em geral contou com a participação do Diretor do Centro Cultural e de Congressos, Mário Branquinho; da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques; da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola; e de Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. 

Abrangendo o intervalo temporal entre setembro de 1968 e julho de 1974, «50 passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril» retrata os últimos anos da ditadura e os primeiros momentos depois do seu derrube com recurso a fotografias, cartazes, documentos e recortes de imprensa. Até 30 de junho, a Exposição, de entrada livre, contará também com um programa de atividades de mediação educativa e cultural, incluindo visitas organizadas para escolas, dinamizado pelo Serviço Educativo do Centro Cultural e de Congressos. 

 

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026 

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia. 

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. 

 

Fotografias: Câmara Municipal das Caldas da Rainha 

 

#50anos25abril