«Haverá Eleições» pode ser visitada até 31 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian

A Exposição “Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal” aborda as primeiras eleições livres e com sufrágio universal em Portugal, realizadas a 25 de abril de 1975. Pode ser visitada até 31 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, todos os dias, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre.
A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco; do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António M. Feijó; de Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura; de Alberto Rodrigues da Silva, Secretário de Estado da Modernização e Digitalização; de Carla Rodrigues, Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade; e da Comissária Executiva, Maria Inácia Rezola.






A exposição reúne fotografias e imprensa da época, bem como documentos que testemunham a complexidade e o entusiasmo desse período histórico, destacando-se pelos seus extensos recursos audiovisuais, alguns deles inéditos ou raramente vistos.




Incluiu uma visita guiada pelos curadores, a cineasta Catarina Vasconcelos e o politólogo Pedro Magalhães, e a estreia do documentário “Haverá Eleições”, de Cláudia Varejão, seguida de uma sessão de testemunhos com a participação de Helena Roseta e Luís Costa Correia.



Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, em parceria com a Assembleia da República. Conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.
Saber mais sobre as primeiras eleições livres em Portugal
Com o objetivo de promover um maior conhecimento da história recente do país, e dando particular atenção aos mais jovens e aos professores, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza regularmente conteúdos históricos produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre.
No âmbito do tema desta Exposição estará disponível no site das Comemorações, em 50anos25abril.pt, o dossiê «“Haverá Eleições”. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal», que pode ser consultado livremente em www.50anos25abril.pt/historia/havera-eleicoes-1975/.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.
Fotografias: Cláudia Teixeira | Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril